Qual farmacêutica ou farmacêutico nunca precisou levar seu carro a um centro automotivo? Seja para alinhar a direção ou para balancear as rodas, estes serviços são imprescindíveis para quem tem um veículo de passeio. E foi justamente em um centro automotivo destes que eu me despertei para algo muito importante relacionado aos serviços farmacêuticos.
Geralmente as pessoas que nos recebem nos centros automotivos não são vendedores ou mecânicos. São consultores de vendas. Treinados para te receber e entender as suas necessidades com relação ao seu veículo. Mesmo que você não saiba quais são estas necessidades. Eu vou explicar.
Os serviços de alinhamento e balanceamento duram cerca de 40 min a 1 hora para serem realizados. Neste período, ou você aguarda em algum local no próprio estabelecimento ou sai para dar uma voltinha até que o serviço seja concluído. E é durante este período de espera que o consultor de vendas te chama, pessoalmente ou pelo celular, para lhe avisar que, além dos serviços de alinhamento e balanceamento solicitados, o seu veículo precisa de ajuste e regulagem de cambagem e de caster.
Muitas pessoas, tanto homens como mulheres, não sabem o que realmente são estas especificações mecânicas do veículo. Mas o consultor de vendas explica que se o caster não for regulado seu carro poderá ter problemas de estabilidade ao dirigir, comprometendo a segurança de todos os ocupantes. E que se você não autorizar o ajuste da cambagem, seu carro também terá problemas de estabilidade além de comprometer a vida útil dos seus pneus, desgastando-os de forma irregular. Após estas explicações, praticamente todas as pessoas autorizam a realização destes serviços. E, assim, acabam gastando mais do que pensavam em gastar ao levar seu veículo àquele estabelecimento.
Mas qual a relação disto com os serviços farmacêuticos? Bem, é isto que eu vou te explicar agora!
Os serviços farmacêuticos incluem, entre outros, a dispensação, o manejo de problemas de saúde autolimitados, a conciliação de medicamentos e o acompanhamento farmacoterapêutico. Estes serviços de cuidado farmacêutico têm por objetivo proporcionar a melhor experiência possível do paciente no uso de seus medicamentos. E também otimizar os resultados da farmacoterapia, objetivando alcançar as metas terapêuticas.
Geralmente os pacientes não sabem que precisam destes serviços. A grande maioria das pessoas, ainda hoje, desconhecem a natureza e os objetivos dos serviços farmacêuticos. Por isto compete ao farmacêutico educar, orientar e esclarecer tanto os pacientes quanto os demais profissionais da saúde sobre isto. O farmacêutico deve agir como um verdadeiro consultor de serviços farmacêuticos, ofertando-os conforme as necessidades clínicas do paciente. Tal qual um consultor de um centro automotivo.
Identificar necessidades é uma competência fundamental para o farmacêutico clínico. As necessidades das pessoas frente aos medicamentos nem sempre são evidentes. Além do que, muitos dos problemas decorrentes do uso de medicamentos expressam-se na forma de sinais e sintomas a médio e longo prazo. E, por isto, precisam ser monitorizados.
É evidente que as habilidades e competências de um consultor de vendas de um centro automotivo são bastante diferentes de um farmacêutico clínico. Mas observar este profissional me despertou em muito para a importância de nós, farmacêuticos, percebermos as necessidades das pessoas que cuidamos.
Os serviços farmacêuticos têm por objetivo principal cuidar das pessoas. Cuidar em relação às suas necessidades de saúde primárias e em relação aos medicamentos que utilizam. Por isto eu acredito que competências para a identificação de necessidades precisam ser desenvolvidas. Isto agrega valor e reconhecimento ao exercício da farmácia clínica.
Prof. Me. Lincoln M. L. Cardoso | Farmacêutico | CRF-SP 21.337